Corpes Prováveis (2021)
Corpes Prováveis (2021)
O fotolivro explora retratos íntimos e depoimentos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos.

A dissidência aqui não é entendida apenas como tema, mas como processo, como gatilho que desencadeia uma busca e um caminho estético, em que política e arte se confundem e transbordam em modos de composição testemunhal e confessional na fotografia. A artista traz histórias de pessoas que enfrentam profundamente a exclusão estrutural, a discriminação e a marginalização na sociedade brasileira. Entendendo-os como uma interface política, cujas experiências vividas existem nos complexos cruzamentos de identidade de gênero, idade, raça, formas corporais, sexualidade, classe socioeconômica e localização geográfica.

A combinação de retratos e texturas (uma abordagem de intimidade focada no corpo) com textos testemunhais examina a intersecção entre a identidade individual e privada e os corpos dissidentes e a busca por uma conexão íntima com os outros. Em vez de tentar descrever uma identidade ou grupo específico - a identidade de gênero e a orientação sexual dos indivíduos variam e as formas de seus corpos.

As folhas com imagens e a brochura com textos, são apresentadas numa pasta ligeiramente maior. As folhas, quando dobradas ao meio, medem 20x30 cm, algumas imagens são impressas em toda a área da folha, enquanto outras são dípticos; a justaposição das imagens flui por assunto, forma, gesto e cor. Como as folhas são soltas, não encadernadas, elas podem ser organizadas de maneira diferente por quem manuzeia o fotolivro.

Nas palavras de Bella: "A ideia de usar essa estrutura de folhas soltas visa empoderar os leitores, aumentando sua participação na edição das imagens do fotolivro. Você pode ler a sequência narrativa conforme eu e a curadora planejamos. Ou , como um quebra-cabeça, você pode remontar as imagens e justapor elas em qualquer ordem e combinação que desejar. Você pode criar sua própria exposição e experimentar uma narrativa diferente e combinar imagens."


Fotógrafa: Bella Tozini (Brasil)
Editor: Auto-publicado; © 2021
Pasta ilustrada (47 × 30 cm) contendo 8 folhas (40 × 30 cm), dobradas ao meio, rendendo 32 páginas; brochura com entrevistas (14,8 x 20 cm), 48 páginas;
Eedição de 300; língua Português
Design: Bella Tozini
Curadora: Sylvia Furegatti
ISBN 978-65-00-27783-8
Back to Top